Nervo ciático tem nas duas pernas

Dores no ciático afetam a vida de grande parte da população

Parece ser algo muito lógico para quem é da área, mas para muitas pessoas, que sentem dor numa das pernas, a ideia é que o nervo ciático tem só de um lado, do lado que dói.
Em 27 anos trabalhando como fisioterapeuta, escutei essa pergunta de muitos pacientes.

Por que esse nervo é chamado de ciático.

Esse não é apenas um nervo, mas um conjunto de nervos que tem o trajeto passando pelo ísquio.
O nome correto é nervo isquiático, mas provavelmente pela facilidade em ser pronunciado, é mais conhecido por nervo ciático.

Entenda por que esse conjunto de nervos é chamado de ciático.

Formado por raízes neurais que saem da cauda equina (porção final da medula espinhal) na região lombar e sacral nos níveis L3, L4, L5, S1 e S2 tem seu trajeto passando pelo forame isquiático que se localiza entre o ilíaco e o púbis no quadril ou como é popularmente conhecido, a bacia.

forame-isquiatico-vivasemdor

Por meio do nervo ciático, o cérebro controla parcialmente a força e os movimentos do quadril e coxa, e em sua totalidade, joelho, perna, tornozelo, pé e dedos do pé.
E é por meio do ciático que o cérebro recebe informações sensoriais de toda essa área.

dermatomos-do-nervo-ciatico-vivasemdor

Que alterações o nervo ciático pode causar.

Quando a aproximação ou o deslocamento das vértebras comprime o nervo ciático, tem-se alterações de força, movimento, forma e sensibilidade, que pode se refletir por todo trajeto do nervo desde a coluna vertebral até os dedos dos pés.
O que mais chama a atenção para o nervo ciático na grande maioria das pessoas, é a dor que por vezes se estende desde a coluna vertebral lombar e sacral até os dedos dos pés.
Porém outras sensações como coceira, calor e queimação, frio e gelado, dormência, formigamento, choques, fisgadas, ferroadas também podem ser sentidas pelas pessoas quando o nervo ciático está machucado.
Além das alterações na sensibilidade, a compressão do ciático pode acarretar perda de força muscular, ao ponto da pessoa não conseguir sustentar o peso do corpo e não ter condição de ficar em pé.
Atrofia dos músculos com afundamento dos músculos, é outra consequência da compressão e lesão do ciático.
Outros problemas oriundos da lesão do ciático são inchaço por retenção de líquidos, linfedema, ressecamento e manchas na pele, transpiração excessiva (hiperidrose), varizes, entorse de tornozelo, artrite e artrose em todas as articulações desde o quadril até os dedos dos pés, bursite, tendinite, cistos, cãibras, joanete, unha encravada, pé plano ou cavo, joelho varo ou valgo, fascite plantar, esporão de calcâneo, rachaduras na pele e entre os dedos, erupções cutâneas.

O que causa os problemas no ciático.

O que leva a pessoa a ter todas essas sensações e disfunções, são os hábitos de movimento e postura corporal.
Hábitos que provocam tensão, encurtamento e fraqueza muscular causam aproximação e deslocamento entre as vértebras que comprimem o nervo ciático.

compressao-do-ciático-vivasemdor

Como resolver os problemas no ciático.

Para prevenir e tratar dores e disfunções oriundas do nervo ciático, precisa mudar hábitos de movimento e postura corporal, até afastar e alinhar as vértebras e descomprimir os nervos.
Essa mudança nos hábitos é feita com a prática dos nossos exercícios terapêuticos de alongamento em relaxamento, que você pode fazer em casa alguns minutos por dia.
Temos programas com 30 vídeo aulas de exercícios terapêuticos online, com acompanhamento especializado para esclarecer todas as dúvidas e orientações sobre o que mais pode ser feito, bem como o que não deve ser feito, para resolver definitivamente os problemas no nervo ciático.

O programa ideal para cada pessoa.

Para indicar o programa de exercícios terapêuticos online mais adequado ao seu caso, preciso saber como estão suas articulações.

3 testes são necessários para avaliar a condição geral do seu corpo:

Teste 1 Levantar um braço de cada vez e pegar objetos numa prateleira bem alta.

Teste 2 Agachar e ficar de cócoras até quase sentar no chão. Mesmo que para isso você sinta um pouco de dor, ou precise segurar em algum móvel ou tirar o calcanhar do chão e ficar na ponta dos pés.

Teste 3 Deitar na cama de barriga para baixo, dobrar um joelho de cada vez e aproximar o calcanhar da nádega. Pode puxar o pé com a mão ou utilizar uma tira de pano amarrada no tornozelo para realizar o teste.

Se você respondeu sim para aos 3 testes, mesmo que tenha sentido dor ou alguma dificuldade, o programa indicado para você praticar em casa é de Exercícios Terapêuticos para Coluna Vertebral, que você pode ter acesso clicando no botão abaixo.

Fale com o Dr. Audinei Neves

Se você não conseguiu realizar um dos testes acima ou ainda tem dúvidas, pode conversar diretamente comigo clicando no botão abaixo.

Este post tem 6 comentários

  1. Bom dia, trabalho muito tempo em pé, sinto dores na perna direita,uma dor que começa na parte interna da perna, que vai dá virilha ate calcanhar,e o no quadril que não irradia,uma dor que não durmo, será que é ciático doutor? Obrigado aguardo sua resposta.

    1. Audinei Neves

      Na virilha não é o nervo ciático.
      O nervo da virilha sai da medula espinhal na transição da coluna torácica para lombar, na raiz neural L1.
      Na perna sim é o nervo ciático.
      Para resolver a causa dessa dor, precisa afastar tórax e quadril, abrir espaço entre as vértebras lombares, e parar de machucar os nervos.
      Nesse link https://vivasemdor.com/terapias/ tem mais informações sobre nossos programas de exercícios terapêuticos.
      Os exercícios vão te ajudar a resolver a causa das dores.

  2. Fabiane dos Santos Gomes de Oliveira

    Muito obrigada Dr. Audinei.
    Seu estudo foi muito esclarecedor.
    Sinto muitos dos sintomas que você descreveu, tinha alguma ideia que poderia ser o ciático, mas não imaginava quão grave pode ficar a situação e quantos sintomas pode causar.
    Que Deus continue te dando sabedoria para ajudar as pessoas com a Ciência.
    Sou grata.

  3. S.GARCI

    GOSTEI DE LER ESTE ARTIGO ..EXCLARECE BASTNTE SOBRE DORES DO NERVO CIÁTICO

    1. Audinei Neves

      A Live de quarta 23/09 20:30 será sobre fascite plantar que é nervo ciático também.
      Você poderá participar acessando esse link https://youtu.be/cICJPVPHeiU

Deixe uma resposta

Nervo ciático tem nas duas pernas